top of page
IMG_20160420_173944.jpg

Banhado - São José dos Campos

        A Terra Alcântara, nasceu da identificação da minha história familiar com as pessoas que conheci e atendi ao longo dos últimos 5 anos.

      Como a grande maioria dos que habitam nossa cidade, sou joseense e filha de migrantes que vieram para a região de São José dos Campos (SP) em busca de oportunidade de trabalho no final dos anos 1980 e aqui fincaram suas histórias e construíram sua vida. 

         Meu pai, colaborador da indústria, paulista, e minha mãe artesã, mineira, tiveram muita influência sobre o meu olhar desde pequena sobre como a organização, o conhecimento, a criatividade e o vínculo são conceitos importantes de serem vividos e compartilhados em nossa sociedade.

E as empresas, independente de seu setor e segmento, necessitam desses aspectos em seu cotidiano para alcançarem resultado positivo. 

UFRRJ - Campus Seropédica

DSC00973_edited.jpg

UFRRJ - Campus Seropédica

  Administradora formada em 2014 pela UFRRJ, tive a experiência de participar do projeto ALI – Agente Local de Inovação (2015-2017), realizado em parceria entre Sebrae & CNPq, que é voltado para o incentivo à inovação a partir de diagnósticos e melhorias em gestão das micro e pequenas empresas brasileiras.

   


     Durante o ALI, tive em minha carteira de clientes mais de 50 empresas e percebi que 96% eram empresas familiares, que, em média, já contavam com mais de 12 anos de existência e estavam empregando mais de 3 colaboradores, entre os setores de comércio e serviço. 

     Esses dados chamaram minha atenção para a realidade vivenciada por muitos empreendedores brasileiros - dificuldades de acesso ao crédito, vendas acirradas, tecnologia integrada as vendas, falta de mão de obra qualificada, etc. 

ali_sebrae.png
logo_Terra_Alcântara_business_edited.jpg
DSC_1635.jpg

      Portanto, ao decidir abrir a minha empresa e atender este nicho de mercado, tive a certeza de utilizar meu sobrenome, pois reflete diretamente minha trajetória pessoal e profissional e, em nossa missão. Assim, a

 

Terra que significa a estabilidade, o plantio, a colheita, o planejamento, as possibilidades, a transformação, e,

 

Alcântara, traduzido do árabe, quer dizer “A Ponte” – símbolo da conexão entre dois caminhos, da ligação entre lugares e pessoas, gerando, assim, oportunidades.

​​

     A Terra Alcântara tem como seus princípios os conceitos de organização, criatividade, conhecimento e vínculo para o desenvolvimento do ser humano e de seu entorno.

Mas por quê Treinamentos & Assessoria?  

Meu sonho quando criança, entre as várias profissões (médica, advogada, cientista), era ser professora do ensino básico.

 

Sempre me interessei muito pela leitura e a matemática, adorava explicar a matéria para os meus colegas, adaptando problemas para o mundo real, pois percebi que assim aprendia com facilidade.

Na adolescência tive oportunidade de participar do programa Junior Achivement, de fomento ao empreendedorismo. Na mesma medida, meu gosto pela física e química, aumentaram. Durante o ensino médio fiz técnico em comércio exterior, o que me colocou em contato com a área administrativa. 

Por ter todos esses conhecimentos em áreas distintas, mas complementares, quando iniciei os estudos para o vestibular, fiz o que todo bom administrador faz - fica em dúvida e tenta para várias áreas diferentes. Percebi que administração seria minha carreira pois conseguia unir duas grandes paixões - área de humanas e aplicação prática.

DSC_1580.jpg
WhatsApp Image 2019-08-22 at 14.35.09.jp
DSC_1795.jpg

 

 

E o que me deu certeza de seguir na carreira foram minhas experiências profissionais.

Meu primeiro emprego foi em uma indústria farmacêutica no bairro Chácaras Reunidas, como auxiliar de produção, onde aprendi os valores de agilidade e organização. Logo depois, entre trabalhos temporários e estudos para o vestibular, fui balconista no comércio, em uma casa de ferragens, aprendendo muito sobre o bom atendimento e como solucionar problemas de manutenção elétrico, hidráulico de uma construção.

Ao entrar na Universidade, fui estagiária interna, atendendo alunos, docentes e técnicos. Não contente, desempenhava funções no diretório acadêmico e no grupo de iniciação científica. Antes de retornar a São José, fui representante comercial de empresa de formatura. E ao retornar tive a experiência de ser pesquisadora de campo e aprender mais sobre gestão e inovação.

Acredito que até aqui tenha percebido meu gosto em lidar com o público... pois é, quem me conhece sabe que gosto mesmo, de uma boa conversa, de entender qual o problema e como fazer para auxiliar.

 

E o que percebi através da minha jornada é que além do conhecimento acadêmico que adquiri, o que contribuiu para o meu crescimento profissional foram os treinamentos, mesmo que informais, pois me deram um norte sobre como deveria me portar, qual seria a a atitude, habilidade e conhecimentos esperados em cada situação.

aperto_de_mãos.jpg

Ou seja, o ensino através do treinamento é que faz diferença para o gestor, pois se seus colaboradores estão qualificados, os resultados começam a ficar mais estáveis. 

E por fim, o que me motivou a  trabalhar com Assessoria das micro e pequenas empresas foi  a carência de um bem cada vez mais raro: O TEMPO...

Tempo para o gestor cuidar da empresa, para pagar contas, treinar pessoas, estudar, manter-se atualizado ou até mesmo para reservar um período para férias.

Ao longo do projeto notei que o empresário consegue sanar essa carência, quando adquire mais autonomia e consciência sobre suas ações, através da estruturação de seus processos e dados, mudando seu comportamento do “E, se…?” para o “vou fazer e sei que dará certo, pois tenho informações que me ajudam a decidir”.

Image by Feliphe Schiarolli

  

E esta autonomia ocorre quando há organização dentro da empresa, o que propicia ao empresário e os colaboradores aplicarem seus conhecimentos, gerando criatividade para os negócios e criando vínculos com seus clientes e colaboradores.  

Portanto a T&A nasce com a responsabilidade de garantir mudanças no cenário empresarial, auxiliando no processo de gestão financeira, pessoas, marketing e vendas, contribuindo também com treinamentos para vendedores e prestadores de serviço afim de melhorias no atendimento.

 Se identificou conosco? Entre em contato aqui.

bottom of page