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Faturamento é diferente de Recebimento

Atualizado: 29 de out. de 2019

E está diretamente relacionado as formas de pagamento que sua empresa oferece.


Quer oferecer a opção de cartão de crédito para seu cliente?


Então acompanhe este artigo para calcular como essa modalidade de pagamento pode impactar sua empresa.


É muito natural em meus atendimentos, tanto faz se presencial ou pela internet, o(a) empreendedor(a) não saber o quanto vende ao mês.


Esta informação é necessária para traçarmos os valores de preço de um produto, por exemplo, ou ainda trabalhar a meta do mês para a equipe.


Além destas duas estratégias, o fato do empreendedor saber quanto fatura mensalmente auxilia para planejar seus custos de operação e se planejar para que gaste e invista com o que precisa.


O que já notei é que a maioria confunde esse valor com o que recebe.

E a confusão se deve a forma de pagamento que a empresa adota.

Se sua empresa recebe à vista ou em cartão de débito, então quer dizer que consegue ter um recebimento próximo do valor de faturamento mensal e este, é um bom sinal, na maioria dos casos, pois consegue equilibrar as contas.


Os poréns de vender a prazo:


Segundo dados da ABECS, (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), somente no primeiro semestre de 2019, o brasileiro gastou em torno de R$ 534 milhões no cartão de crédito, contra R$ 307 milhões feitos no cartão de débito. Ou seja, a empresa que não tem opção de crédito pode estar perdendo vendas ao não ofertar essa opção de pagamento para o seu cliente.

Mas lembre que: Quando seu cliente está solicitando comprar em sua empresa no cartão de crédito à vista ou parcelado, está querendo prazo para pagamento e assim como ele que pagará em 30 dias, sua empresa também receberá dali a 30 dias através da operadora contratada.


O problema está quando a empresa não se planeja para "aguentar" esperar esses 30 dias e acaba consumindo os valores de seu capital, em seu fluxo de caixa.


Abaixo listo a situação mais comum que mais vejo ao atender uma empresa:


Vamos imaginar que uma empresa que tenha começado como MEI e faturou R$ 6.750,00 em julho de 2019, recebendo no dinheiro e no cartão de débito. Neste mês a empresa começa a investir em campanhas virais no Instagram.


E por estratégia do empreendedor, a empresa começa a aceitar a operação no cartão de crédito em 2 vezes e suas vendas (faturamento mensal) aumentam para 14 mil reais em agosto.


Importante notar que, seu faturamento aumenta, porem seu recebimento cai durante este mês de agosto, pois seu recebimento ficará para os próximos 2 meses, do valor parcelado (caso ele não adiante este recebimento - sempre observem as taxas da operadora de cartão, por favor).


Simulação:

Faturamento e Recebimento da MEI MODAS*

*Para fins de cálculo, digamos que antes os pagamentos eram em torno de 2/3 efetuados no débito e 1/3 no dinheiro, sendo que a opção de cartão de crédito, não existia.

Porém, a empresa passa oferecer crédito e os valores agora são divididos por 1/3 em cada modalidade.

** Lembrando que, dinheiro: recebimento presente; débito: em até 2 dias úteis e; cartão de crédito: 30 dias úteis, dependendo da operadora de cartão e de seu plano. Aqui simulamos com 30 dias após a venda.

Por isso, o fluxo de caixa da empresa pode ter oscilações, caso as vendas não permaneçam as mesmas a partir do mês de agosto.


O problema é, se o empreendedor não fez uma estratégia de vendas estruturada (campanhas, venda ativa, uso de redes sociais, etc), e só acompanhou a reação de mercado, ficou com seu mês de setembro, outubro e novembro, comprometido com valores a receber, sujeito a ter uma quebra de caixa, caso os custos superem os recebimentos.



Possíveis soluções:



Para que o fluxo financeiro da empresa se mantenha saudável, é interessante que:


1º) A empresa tenha seu planejamento financeiro atualizado, contando com os valores de recebimento diários (fluxo de caixa);


2º) O empreendedor reveja suas metas, verificando quais estratégias de venda estão sendo rentáveis (se são as redes sociais, qual o público, como tem consumido seu produto ou serviço, qual o ticket médio) e;


3º) Acompanhar objetivamente os custos da empresa, afim de não aumentar suas despesas e comprometer o caixa.


Tem alguma dúvida ou quer sugerir um outro tema, fique a vontade para comentar abaixo.

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